Video-documentário para o Património – Murais em risco no Alentejo

PINTURA MURAL 2D – murais em risco no Alentejo é um documentário de 12 minutos escrito pela conservadora-restauradora Milene Gil para o simpósio “Património em Construção – contextos para a sua preservação”. O encontro decorreu no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 25 e 26 de Novembro.

Pintura mural 2d - murais em risco no Alentejo - documentario video

Milene Gil é actualmente investigadora no Centro Hercules da Universidade de Évora.

No âmbito do seu projecto de pós-doutoramento tem vindo a estudar algumas das  pinturas murais de igrejas abandonadas no Alentejo e a lançar sucessivos alertas para a necessidade urgente de preservar esta imensa riqueza histórica e artística em vertiginosa degradação.

A opção pelo documentário em video por oposição à apresentação de comunicações  escritas e/ou orais reflecte a visão da investigadora sobre as valências e a eficácia da Imagem como ferramenta fundamental na investigação e como meio previlegiado de divulgação científica junto das comunidades e das autoridades responsáveis pelo nosso património. As reacções dos participantes no Simpósio confirmam-no.


O documentário foi cuidadosamente planeado, dada a quantidade de intervenientes. A rodagem decorreu entre Junho e Novembro com câmara de video profissional FullHD e editado em Adobe Premiere Pro 5.5.

Como noutros projectos, anteriores e em curso, foi  um prazer poder contribuir para a materialização desta ideia. Obrigado.

Um agradecimento especial ao Pedro Bizarro pela disponibilização dos equipamentos.

Milene Gil>> milenegil@gmail.com

Com as etiquetas , , , , , , , , , , ,

11 thoughts on “Video-documentário para o Património – Murais em risco no Alentejo

  1. Luis Morais diz:

    Bom documentário. É uma pena, muitas destas pinturas murais com grande valor cultural acabarem por se perder, e assim perdemos um pouco da nossa história. Continuação de um bom trabalho. Parabéns.

    • MGil diz:

      Obrigada Luis. Comentários como o seu só nos dá mais coragem e energia para continuar a lutar pela sobrevivência deste legado.

  2. patricia cutileiro diz:

    Gostei muito.. um verdadeiro alerta..e muito mais..Documentário muito bom. Parabéns Milene, Manuel e colaboradores.
    Patricia Cutileiro

    • MGil diz:

      Acho que o nosso Património mural merece. Apelo mais uma vez a todos os mecenas culturais a aderirem à nossa causa. Estamos a trabalhar para consolidar o projecto que tem mais 9 edificios seleccionados. Os vossos de Monforte não estão esquecidos.
      Obrigada e um abraço

  3. Frederico Henriques diz:

    Muitos Parabéns aos autores. Gostei bastante.

    Nunca é demais o trabalho e a dedicação em prol do nosso legado.

  4. Alexandra Ferreira diz:

    Olá Milene, ficou um documentário fantástico, mas eu sou suspeita neste campo. Conta connosco para o que for necessário e acho que o documentário tem as ideias chaves para muito pessoal aderir, caso seja necessário.

    Muitos parabéns

    • MGil diz:

      Obrigada Alexandra. Tu também estás de parabéns. Sem o vosso testumunho, o documentário não ficaria completo.

  5. Carlos Costa diz:

    Milene, parabéns pelo documentário. Gostei bastante. Bjs

    • MGil diz:

      Obrigada Carlos. A intenção deste tipo de divulgação por parte do Laboratório HERCULES é juntar esforços e colaborações para uma futura salvaguarda destas pinturas. Se ainda existem mecenas culturais neste pais, por favor, esta é uma causa que vale a pena.

Deixe um comentário